quarta-feira, 10 de março de 2010

Da família à marginalização • From family to marginalization


O conceito de família não é muito antigo. Faz pouco tempo que essa unidade consanguínea passou a ser vista como uma base indissociável da vida, com a valorização dos papéis sociais de cada integrante, da proteção aos menores, do acompanhamento e fonte de apoio aos membros. Com o advento do capitalismo, das Revoluções Industriais, do avanço da tecnologia, da nova economia mundial, o foco social passou a ser "criar" um homem que desse conta dessa competitividade e que tivesse sucesso no que se empenhasse em fazer, trazendo lucros e resultados. Isso quer dizer que o foco social deixou de ser o de simples subsistência e, se posso chamar, o de tranquilidade e passou a ser uma corrida incessante por produção, por ação direta. Tudo o que gira em torno de um humano bem-sucedido, feliz e produtivo diz respeito ao seguimento desse modelo social estabelecido. Nos últimos anos, tem-se notado uma modificação e heterogeneidade de conceitos acerca de felicidade e auto-realização, e também em torno do conceito de família. Na nova era dita anteriormente, a família passou a assumir um papel importantíssimo na formação do ser. A escola, os médicos e a família eram os agentes fundamentais de "produção" de um homem ativo para a sociedade. Ao mesmo tempo, a família ia adquirindo um molde. Ela passou a ser necessariamente vista como um padrão constituído por uma figura paterna, uma materna e filhos. Foi chamada de família nuclear e até hoje permeia as mentes de muitas pessoas por aí. Não é loucura se dizer que a família nuclear, nos tempos de hoje e até há algum tempo atrás, já não se constitui mais como nuclear. Bases familiares estão sendo construídas das mais diversas formas e estão sendo reconstituídas também. Uma família que pode ter iniciado nuclear, encontra uma separação dos pais, que se casam novamente ou simplesmente dividem os filhos, ou a convivência com eles. Algumas famílias já se formam diferentemente, com mães solteiras, mães adolescentes e avós, pais solteiros e até famílias homossexuais, que têm gerado discussões acerca da adoção para a parentalidade gay. Enfim, não há mais como defender a família nuclear como um modelo ideal. Nas condições culturais e sociais atualmente, é normal ver famílias sendo construídas dessas formas diversas e tendo plena felicidade como qualquer outra.
Ainda falando de família, e tendo-a como unidade fundamental para a formação da criança e do adolescente, podem-se discutir questões sociais de emergência que têm colaborado muito para o advento ou para o crescimento de situações de perigo envolvendo essas crianças e adolescentes. Estou falando das condições de vida a que muitas famílias estão submetidas, trazendo uma questão sistêmica. O convívio dos membros fica alterado, o bem-estar familiar fica alterado, a visão de mundo e a perspectiva de futuro da família ficam anteradas. A miséria, por exemplo, que assombra várias famílias brasileiras, traz a desesperança aos pais de diversas crianças e adolescentes acerca de como educá-las, como dar a elas subsídios para a sobrevivência. Evidenciam-se abandonos, condições cada vez mais precárias de vida, ausência de escolarização para os filhos, o que resulta em uma sobrevivência à margem da sociedade.
Sem uma família, ou sem condições internas que segurem uma criança emocionalmente e fisicamente, o menor "cai na vida". Em que lugar desse país não são vistas crianças nas ruas, em péssimas condições de sobrevivência, pedindo dinheiro, roubando, cheirando cola? Isso é apenas o mínimo do que ocorre com essas pessoas. Uma mente ainda não totalmente estruturada como a de uma criança que mal teve bases familiares para se formar como cidadã, possui ideais de ganho de vida ou de sobrevivência que perpassam a moral ou os direitos alheios. Para uma criança violentada, abusada, abandonada, que está acostumada a ver uma vida de desgraça de perto, matar ou roubar os outros não é nada.
Talvez devêssemos parar para nos perguntar o que essas crianças estão sentindo ou pensando quando batem à nossa janela do carro pedindo alguma ajuda. Talvez a reação ou a resposta mais fácil seja fechar o vidro, continuar olhando pra frente ignorando-as, dizendo que não tem dinheiro, da forma mais ríspida possível. O preconceito e o descompromisso das pessoas com essas questões é um dos fatores que mais colaboram para a continuação dessa exclusão social e desse crescimento da marginalidade. É claro que crianças e adolescentes que se percebem negligenciadas pela sociedade são tomadas por raiva e desespero e tendem a se tornar cada vez mais agressivas ou tendem a se entregar a uma sobrevida, até o dia em que não tiverem mais o que fazer.
Que dia serão feitas políticas públicas que tragam resoluções para essas pessoas? Que dia serão feitas intervenções nas famílias em crise? Que dia poderemos pegar na mão dessas crianças e desses adolescentes e levar para instituições onde terão extremo apoio, escolarização e saúde? Instituições de verdade, que tenham um sistema organizado, bem diferentes das já existentes atualmente.
Acho que há muitas pessoas com idéias e ideais brilhantes por aí, mas estão contempladas por um desamparo aprendido, vendo que todo o resto da sociedade simplesmente não liga ou não quer se responsabilizar por algo do gênero. Antes de tudo, precisávamos ver o próximo como um ser humano semelhante, ver as crianças como seres que precisam de apoio e de instrução e ver que o futuro de um país inteiro, não somente o meu ou o seu futuro, depende de como todas essas pessoas construirão suas vidas.