sábado, 7 de fevereiro de 2009

Esquizofrenia • Schizophrenia



A esquizofrenia é um caso mais grave de psicose cujas origens ainda não estão bem descobertas. Algumas pesquisas apontam para uma possível causa hereditária para a doença. Sabe-se que muitos fatores podem contribuir para o aparecimento da esquizofrenia, tanto sociais, quanto fisiológicos. Mas se a genética contribui para esse caso, provavelmente envolve uma quantidade considerável de genes para a manifestação da doença. Pois se pais esquizofrênicos tivessem filhos e o gene para a doença fosse dominante, necessariamente algum filho teria esquizofrenia. Também se imagina que algumas pessoas podem ter alguns dos genes responsáveis pela esquizofrenia, mas sozinhos não são suficientes para que a doença se manifeste. Essas pessoas podem ser suscetíveis ao desenvolvimento da doença, dependendo de outros fatores. As pesquisas estão avançando para a descoberta e podem chegar a responder qual a origem da doença e como ela ocorre.
A esquizofrenia se manifesta com dois tipos de sintomas. Compreendem-se por sintomas positivos os distúbrios de pensamento, a alucinação e os delírios. Esses sintomas estão relacionados a problemas dopaminérgicos, ou seja, bioquímicos. Embora ainda não se tenha a resposta concreta para o que, exatamente, ocorre com o neurotransmissor ou com os seus receptores, para que os sintomas ocorram. Já os sintomas negativos relacionam-se com uma lesão cerebral, como ausência de "comportamentos normais", monotonia da resposta emocional, pobreza de discurso, incapacidade de vivenciar prazer e isolamento social. Esses sintomas se manifestam também em outras patologias que se caracterizam por lesões cerebrais, principalmente nos lobos frontais.
A hipótese dopaminérgica vem para tentar explicar os sintomas positivos da doença. Muitos medicamentos foram produzidos para diminuirem os sintomas da esquizofrenia e todos eles possuem uma propriedade em comum: bloqueiam os receptores de dopamina, um dos neurotransmissores produzidos pelos neurônios. Um desses medicamentos é a clorpromazina, que alivia os sintomas positivos e traz uma boa mudança na atitude dos pacientes diminuindo ou até exterminando a taxa de delírios e alucinações.
Não se sabe ainda se os problemas dopaminérgicos se dão pela hipersensibilidade dos receptores, pela grande produção de dopamina, pela quantidade muito pequena de receptores ou por qualquer outro motivo. O que se sabe é que a clozapina, uma droga muito utilizada para o tratamento da doença, atua muito mais em receptores D3 e D4, localizados no núcleo acumbens do que nos receptores D2, localizados no neoestriado (algumas drogas atuam nesses receptores). A diferença é que muitas das drogas que atuam nos receptores D2 trazem efeitos colaterais muito parecidos com os da doença de Mal de Parkinson como lentidão dos movimentos, fraqueza e falta de expressão facial. Mas algumas podem ser responsáveis por um problema motor chamado discinesia tardia, que se caracteriza por um retardo dos movimentos, com tiques faciais, protusão da lingua, franzimento dos lábios e até contorção das mãos e do tronco em alguns casos.
Essa doença é instigante e ao mesmo tempo assustadora. Como deve ser ter alucinações auditivas ou delírios tão fortes a ponto de sentir que há alguém te perseguindo o tempo todo?
De onde ela vem e por que algumas pessoas são suscetíveis aos sintomas mais fortes da doença?

5 comentários:

  1. que massa!não sabia tudo isso sobre esquizofrenia...

    ResponderExcluir
  2. olA
    TU VISITOPU MEU BLOG...MAS ERA UM BLOG DESATIVADO..

    LOUCONAUSOUEU....
    HEHEHE

    parabens pelo blog..e pelo eslcarecimento de esquizofrenia...q as vezes é banalizado..outra horas é sei lá mais o q..


    DESCURPE A "CAGADA"
    e t convido a ir no meu..

    www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br

    será bm vind lá

    abraço e boa semana com carnaval a vista!

    ResponderExcluir
  3. tenoho fortes razões pra acreditar que todo mundo tem seus momentos e surtos esquizofrenéticos vez ou outra...

    ResponderExcluir
  4. acha que o tal lázaro que eu acabei de escrever sobre, poderia ser esquizofrênico? =)

    continue falando mais das psicopatologias.

    ResponderExcluir
  5. ps.: estou colocando um link do seu blog nos meus, se não se importa!

    ResponderExcluir